Matéria publicada em ” A Gazeta ” ES

7 03 2009

 

Neymara Carvalho vai brilhar no cinema

06/03/2009 – 00h00 (Outros – Outros)

Gustavo Cheluje
lcheluje@redegazeta.com.br 

Tetracampeã mundial de bodyboarding, considerada uma das maiores atletas da história da modalidade e agora “estrela” de cinema. Aos 32 anos, com mais de 20 dedicados ao esporte, Neymara Carvalho terá sua sua carreira e suas conquistas registradas em um documentário, que deve chegar aos cinemas de todo o país até o final de 2010.

Dirigido e produzido pelo publicitário e ex-bodyboarder carioca Mário Nakamura – um dos administradores da premiada agência Cinerama Brasilis, do Rio de Janeiro –, o longa-metragem vai mostrar a trajetória da “Pequena Notável” desde seu começo no esporte, durante a adolescência, na Barra do Jucu, em Vila Velha, e registrar suas principais conquistas, tanto no Brasil quanto no exterior.

Nakamura adianta que o longa – ainda sem título definido – não será “apenas” sobre uma atleta, mas sim um retrato de uma mulher vitoriosa, tanto na vida pessoal quanto na carreira. “Vamos mostrar todas as dificuldades por qual ela passou para iniciar no esporte, há 20 anos. Para isso, contaremos com depoimentos da família e de amigas próximas, além de muito material de arquivo, com imagens registradas durante essas duas décadas”, adianta. 

O diretor, que também assina o roteiro da produção, revela como teve o insight para embarcar na empreitada. “Estamos ‘gestando’ o filme há dois anos. Encontrei Neymara em uma competição no Rio de Janeiro. Ela me revelou o desejo de fazer um vídeo sobre sua vida. Resolvemos ‘pensar grande’ e desenvolver um resgate histórico. Afinal, trata-se de uma das maiores atletas da história do esporte brasileiro”, acredita o realizador.

Entre as personalidades que já garantiram depoimentos no filme, estão os ex-campeões mundiais de bodyboarding Mariana Nogueira, Daniela Freitas e Guilherme Tâmega.

Orçado em R$ 1,5 milhão, o longa-metragem será captado em câmera de alta definição, com um material específico para filmar imagens dentro do mar. “Vamos trabalhar com três câmeras diferentes e captar várias manobras da Neymara. Para fazer um trabalho tão elaborado, precisamos de recursos. Queremos fazer um filme no mesmo nível de ‘Surf Adventures’”, acredita, citando o documentário rodado em 2002 por Arthur Fontes que trazia a elite do surfe brasileiro buscando a onda perfeita em várias praias do mundo.

Por falar em ‘Surf Adventures’, o documentário sobre Neymara Carvalho contará com os mesmos cinegrafistas que captaram as imagens aquáticas do longa de Fontes.

Buscando patrocínio, Mário participou de um almoço com o vice-governador Ricardo Ferraço na tarde de ontem.

Paraíso 

O realizador adianta que já começou a trabalhar na produção. “Fizemos as primeiras tomadas no final do ano passado, nas Ilhas Canárias (Espanha), quando Neymara conquistou o título mundial. Pretendemos viajar com ela durante a nova temporada do circuito internacional (que começa em abril) para registrar, quem sabe, o pentacampeonato”, revela o realizador.

O filme também deve trazer imagens da atleta participando de competições em Portugal, Panamá, Japão, Austrália e Havaí, que, segundo Mário Nakamura, será um dos litorais mais explorados pelo longa. 

Pensando em desenvolver um projeto interativo, o realizador criou um blog (neymaracarvalhoofilme.wordpress.com), para que o público possa escolher o nome do filme, dar depoimentos sobre a atleta e revelar quais são as suas manobras preferidas no esporte. “O material da internet também será usado no longa-metragem. Queremos aproximar cada vez mais Neymara de seus fãs”. 

A biografada – que ainda procura patrocínio para disputar a temporada de 2009 – garante que o longa mostrará o seu cotidiano e passagens de sua vida que os fãs desconhecem. “Vou contar os perrengues pelos quais passei e mostrar os altos e baixos da minha carreira. Nada foi fácil para mim. Sou de família humilde. Lutei muito para conseguir o posto onde estou. Quero que minha história sirva de exemplo de perseverança para quem estiver vendo o filme”, afirma a campeã.

“Quero que minha história sirva de exemplo de perseverança para quem estiver vendo o filme”. 
Neymara Carvalho , bodyboarder, 32 anos 

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: